Scania R480: confort?vel e econ?mico

26/09/2012 20:34

Lan?ada em 2009, a nova S?rie R da Scania tornou-se bastante popular, vencendo inclusive o pr?mio ?Caminh?o do Ano 2010?. As altera??es em rela??o ? gera??o anterior n?o foram muitas, mas foram suficientes para tornar o modelo ainda mais chamativo. O design frontal foi significativamente renovado e a grade foi o item que sofreu mais modifica??es, que, al?m do novo visual, permite a entrada de mais ar no motor, tornando seu arrefecimento mais eficiente. As altera??es de estilo permitiram um melhor desempenho dos componentes aerodin?micos, mas n?o interferiram nos padr?es de contorno do ve?culo, fundamental para quem pretende ser o ?King of the road? (O rei da estrada), slogan que tem distinguido os modelos da marca sueca. Para refor?ar esses componentes aerodin?micos, a Scania optou por novas extens?es laterais que propiciam redu??o de 0,6% no consumo de combust?vel.

Tivemos a oportunidade de conduzir o Scania R equipado com motor de 13 litros e 480 cv de pot?ncia, duranteduas horas, num percurso de 150 km. A vers?o testada foi a top de linha. Na cabine Topline, encontramos bancos de couro, sistema Interactor 600 - computador de bordo que permite a intera??o online do motorista com a empresa , uma cama mais larga e confort?vel, bem diferente da anterior, que chegava a ser um ponto negativo do ve?culo, e muito espa?o.

O motor de 480 cv possui torque de 255 mkgf , com 1 000 a 1 300 rpm. A transmiss?o automatizada Opticruise, agora sem embreagem - mas que pode ser montada, opcionalmente sem custo -, garante uma fluidez e suavidade durante a condu??o apreci?vel.

Em compara??o aos motores V8, este seis cilindros s? sente dificuldades nas subidas. Por?m, em piso plano, roda muito bem, fora o conforto que proporciona ao condutor, mesmo que com o asfalto degradado do local por onde passamos. O isolamento sonoro ? excelente e o amortecimento da cabine embala o motorista que, com o Cruise Control ligado, precisa apenas conduzir o volante. O piso praticamente plano permite facilmente a movimenta??o de uma pessoa dentro da cabine. A m?dia de consumo foi de 32,08 litros, num percurso sem muitas subidas pelo caminho.

Uma cabine luxuosa e requintada

O que se nota logo ao sentar ? cabine Topline ? a qualidade dos materiais empregados. Bancos de couro, volante de madeira e tablier com tons claros, transmitem de imediato uma no??o de qualidade e requinte. O painel de instru??o j? se utiliza do Driver Support, um sistema que d? dicas de condu??o ao motorista. Este dispositivo mede situa??es como o embalo do ve?culo nas subidas e descidas e a frequ?ncia de frenagens bruscas, sugerindo ainda a utiliza??o da marcha ideal e as acelera??es e desacelera??es necess?rias a serem feitas pelo motorista para antecipar-se aos movimentos dos ve?culos e obst?culos ? frente.

Outros destaques s?o a cama, que possui entre 730 e 900 mm de largura e um colch?o com molas individuais de 155 mm, e os ambientes livres dentro da cabine. S?o 633 litros de espa?o no bagageiro para um volume de 8,3 m? que parecem pouco, mas na verdade s?o bastante ergon?micos.
Weslei Nunes
fonte http://transportemundial.terra.com.br/index.asp?codc=1466