Iveco Stralis

13/09/2012 20:52

Chegou ao Brasil a nova gera??o de caminh?es Iveco Stralis, denominada Ecoline, o que significa caminh?es com motores mais amig?veis ao meio ambiente e ao consumo ? segundo a Iveco os novos caminh?es est?o 7,5% mais econ?micos em rela??o aos antecessores Euro 3.
A novidade da nova fam?lia est? nos motores de 9 e 13 litros que utilizam tecnologia SCR para atender a norma Proconve P7, equivalente a Euro 5,, o que possibilitou a Iveco ampliar a gama de produtos Stralis. Agora s?o cinco modelos, partindo da vers?o de 330 cv e 360 cv, com motor Cursor de 9 litros, e 400 cv, 440 cv e 480 cv, com motor Cursor de 13 litros, ambos produzidos pela FPT Industrial.
A partir das vers?es de 13 litros, o caminh?o ? equipado de s?rie com transmiss?o ASTronic da ZF de 16 velocidades, j? as vers?es de entrada equipam de s?rie a caixa manual Ecosplit, tamb?m Z, tamb?m de 16 marchas.
Nos quesitos seguran?a e conforto, a nova gera??o a partir dos 400 cv n?o deixa nada a desejar, pois trazem de s?rie al?m do c?mbio automatizado, freios ABS, com ajustador de folga autom?tico e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, sendo que na configura??o 6x2, h? a transfer?ncia de carga para eixo de apoio. Para deixar a atividade mais produtiva para o condutor os novos caminh?es agregam banco do motorista pneum?tico com ajuste lombar, novo painel de instrumentos, mais clean e de melhor grafia, ar-condicionado e dezenas de porta-objetos. Nos modelos a partir de 440 cv, que s?o utilizados em viagens que costumam ser de maiores dist?ncias, o Stralis ainda traz vidros e espelhos el?tricos, coluna de dire??o pneum?tica totalmente ajust?vel e suspens?o da cabine pneum?tica.
Outra novidade para quem for adquirir um caminh?o Stralis ? que a Iveco estendeu a garantia para 4 anos.
Veja reportagem completa na edi??o de n? 111 da Revista Transporte Mundial, que em setembro estar? nas bancas.
Reda??o / Andrea Ramos
fonte www.transportemundial.terra.com.br