MAN Latin America desenvolve caminh?o Compactor de 230 cavalos para coleta de res?duos s?lidos.

30/07/2013 18:27

Uma parceria de sucesso que completa 16 anos entre a MAN Latin America e a holding Solv?, originou nodesenvolvimento de mais um caminh?o prot?tipo, o modelo vocacional VW Constellation 23.230 6?2 Compactor, dedicado ? coleta de res?duos s?lidos, que estar? em testes na frota da Loga, uma das empresas do grupo brasileiro, respons?vel pela coleta de lixo na cidade de S?o Paulo.
O novo modelo vocacional, est? equipado com motorMAN D08 de quatro cilindros, que utiliza a exclusiva tecnologia EGR, livre de ureia. Para atender as exig?ncias de uma opera??o mais robusta, o novo motor MAN de 230 cavalos de potencia, apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros. Na Loga, o caminh?o poder? transportar at? 13 toneladas de res?duos s?lidos por viagem e far? at? seis viagens por dia, uma das maiores produtividades do mundo entre empresas do mesmo ramo.
Outra novidade apresentada pela MAN ? a cabine Constellation equipada com tr?s assentos para passageiros e um destinado apenas para o motorista. O ve?culo tamb?m apresenta um ?ngulo de entrada superior aos modelos convencionais, que permite ajustar a cabina ou a suspens?o dianteira em rela??o ao chassi do novocaminh?o.

?Conseguimos desenvolver um caminh?o dedicado ?s opera??es de coleta de res?duos s?lidos da Loga. Fabricado com motor pr?prio e com a potencia ideal para as suas atividades. Esse modelo, ap?s ser testado em uma aplica??o severa como a coleta de lixo, tamb?m poder? ser oferecido para o transporte de bebidas. A previs?o de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro ? para o pr?ximo ano?, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e P?s-Vendas da MAN Latin America.
Parceria de longa data
A Solv? ? uma holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de res?duos, saneamento e valoriza??o energ?tica e engenharia. Possui uma frota composta por 842 caminh?es pr?prios, sendo 95% dela composta por caminh?es da marca Volkswagen.
Durante os 16 anos de parceria com a marca Volkswagen Caminh?es e ?nibus, foram mais de sete prot?tipos de caminh?es desenvolvidos em conjunto com a engenharia da f?brica da MAN, localizada em Resende (RJ). O in?cio da rela??o come?ou no ano de 1995 com a venda do primeiro caminh?o VW 16.170 para o grupo Solv?. O conceito Sob Medida deu in?cio no ano de 2001, com o lan?amento da S?rie 2000 e a oferta de um caminh?o mais destinado ? coleta de lixo. O ano de 2011 marca o lan?amento da linha vocacional Compactor, com o caminh?o VW 17.250, totalmente dedicado ao transporte de res?duos s?lidos. Em 2012, ? introduzida a linha Volkswagen Advantech Euro 5, com o modelo de caminh?o VW 17.280. A MAN Latin America ? a ?nica fabricante que oferece aos clientes desse segmento, ve?culos equipados com a tecnologia EGR, sem a necessidade de aditivo a base de ureia.
?No in?cio foi tudo muito dif?cil e n?o existia no mercado brasileiro um caminh?o dedicado ao nosso neg?cio. Atualmente, a MAN ? a ?nica montadora que consegue atender as nossas necessidades. Com o desenvolvimento do prot?tipo VW Constellation 23.230, estamos buscando uma maior produtividade com o novo motor, um menor custo de aquisi??o e manuten??o, seguran?a e conforto para os nossos funcion?rios e clientes?, comenta Luiz Fernando Lopes, gerente de Suprimentos e Equipamentos da Solv?.
Frota internacional
Al?m da coleta e transporte de res?duos s?lidos nas cidades de S?o Paulo, S?o Bernardo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Canoas, Novo Hamburgo, entre outras cidades brasileiras, o grupo Solv? opera caminh?es Volkswagen na cidade de Lima, no Peru. Desde o ano de 2004, a Relima ? uma empresa formada pela parceria entre VegaPeru (grupo Solv?) e a empresa peruana Ecovida Ambiental S.A., sendo respons?vel pelos servi?os de limpeza, destina??o final dos res?duos s?lidos e manuten??o das ?reas verdes em Lima. Os caminh?es Volkswagen s?o comercializados por meio do importador da marca Euromotors no Peru.






Fonte: MAN Latin America