Teste do MAN TGX 29.440

19/03/2013 13:33

Desde que a MAN anunciou, em 2008, que iniciaria, em breve, as vendas dos modelos TGX no Brasil, o mercado ficou mais do que ansioso para ver esses brut?es rodando por aqui. Rapidamente a marca come?ou a importar alguns modelos para testes com grandes frotistas e at? comercializou algumas unidades. No entanto, o que se esperava realmente era o in?cio da produ??o ?made in Brazil? e as vendas de varejo, pois assim seria poss?vel um n?mero maior de frotistas e at? aut?nomos ver de perto os ve?culos e at? fazer um test drive nos modelos.

E assim foi feito. O primeiro a ser introduzido no pa?s ? o MAN TGX 29.440 que chega ao mercado para disputar o segmento pesado com cavalo-mec?nicos j? bem posicionados como Volvo FH, Scania R e o Mercedes Actros. Mas o representante da fabricante de origem alem? chega para disputar o mercado com grandes competidores porque possui todos os requisitos t?cnicos, de conforto e seguran?a, itens inerentes a esse segmento.

O TGX 29.440 6x4, avaliado pela Transporte Mundial, ? destinado ao transporte rodovi?rio de m?dias a longas dist?ncias e tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 57 t a 74 t ? destinados a aplica??es com bitrem, bitrenz?o, rodotrem e treminh?o, com CMT (Capacidade M?xima de Tra??o) de 80 t.

O TGX possui motor MAN D2676 de 440 cv, de 1 500 a 1 900 rpm e torque 224,4 mkgf de 950 a 1 400 rpm. Este motor ainda ? produzido na Alemanha, por?m, desenvolvido especificamente para o mercado latino-americano. O propulsor trabalha em perfeita sintonia com a caixa ZF 16AS 2630 OD automatizada, denominado MAN TipMatic, projetada levando-se em conta as necessidades da Am?rica Latina. Como opcional h? dispon?vel, ainda, a caixa ZF 16 S2520 TO manual. Ambas as caixas t?m 16 marchas e 2 r?s. Na vers?o automatizada a transmiss?o possui uma capacidade de torque de 265,3 mkgf. E mesmo n?o possuindo um pedal de embreagem, ele tem o programa PROFI que permite as trocas manuais.

O eixo dianteiro ? o VOK-09, igual ao que ? equipado nos caminh?es que rodam na Europa, por?m, para atender ?s necessidades das rodovias brasileiras, a MAN refor?ou a viga do eixo, que pode suportar at? 9 t. Os eixos traseiros (sem redu??o nos cubos) s?o o MAN HYD-1370 + HY-1350, com uma rela??o de 3,70:1.

Os freios s?o a tambor e possuem sistemas ABS e EBS de s?rie. Por enquanto a MAN disponibiliza os caminh?es com entre-eixos padr?o de 3 600 + 1 400, por?m, ao longo de 2013 colocar? novas op??es de entre-eixos no mercado.
Ao entrar no TGX numa r?pida impress?o pensei em estar a bordo de um caminh?o bem acabado, confort?vel, mas de aspecto espartano. Por?m, depois de alguns minutos a bordo da cabine ? poss?vel observar as suas facetas, e a maior delas ? sua produtividade. Tudo que tem no TGX, at? os itens que rementem ao conforto, de alguma forma tem a fun??o de agilizar a vida do motorista a bordo e em opera??o com o ve?culo.

Equipado com uma cabine XLX, possui altura total de 1 940 mm, t?nel do motor de 120 mm ? este o menor da categoria ? lembrando que no Mercedes-Benz Actros n?o entra nessa compara??o porque ele ? o ?nico da categoria a ter piso totalmente plano.

Com o motor ligado nota-se o bom isolamento ac?stico, tamb?m gra?as ? pequena altura do t?nel. De modo geral o caminh?o ? bem dimensionado, circular dentro da cabine ? bem pr?tico at? para um motorista mais corpulento. O banco do motorista tem suspens?o pneum?tica, cinto de seguran?a integrado e v?rias op??es de ajustes de encosto, altura e profundidade.

O posto de trabalho do motorista ? leia-se banco e volante ? resulta num conjunto muito ergon?mico. O volante, com ajuste pneum?tico, ? multifuncional, ? poss?vel controlar o r?dio e o computador de bordo, controle de velocidade e limitador de velocidade sem tirar as m?os.

O painel possui design moderno e o display do computador de bordo ? integrado ao painel de instrumentos.
A cama ? uma das mais espa?osas (2 200 mm x 790 mm) e seu diferencial ? ter um estrado flex?vel que se adapta ao corpo do motorista apenas com um simples colch?o. Embaixo da cama h? um porta-bagageiros amplos e, acima dela, h? um suporte multifun??es, uma esp?cie de rede produzida em lona que se torna uma s?rie de compartimentos, possui um cord?o que ? poss?vel fazer de cabide e se dobr?vel serve como um porta-malas, se estendido vira uma segunda cama, que remete muito mais a uma rede.

A MAN Latin America optou por introduzir esse suporte em vez de uma segunda cama, porque no Brasil, diferentemente do que acontece na Europa, n?o ? t?o comum nas opera??es rodovi?rias viajarem dois motoristas no mesmo ve?culo e por isso a alternativa n?o ocuparia espa?o no habit?culo, algo que a fabricante alem? quis privilegiar. A ?rea de descanso possui uma cortina para isolar o motorista da esta??o de trabalho, contudo, h? tamb?m cortina para os vidros caso ele opte por descansar durante o dia, evitando assim a entrada da luz do sol.

Por fora o MAN chama a aten??o por seus cantos arredondados, al?m, ? claro, de ser uma novidade nas rodovias brasileiras.

Por toda a cabine o motorista se depara com gavetas, porta-revistas, porta-copo, porta-?culos ? totalizando 35 itens. H? ainda dois cestos de lixo, fixados a cada lado da cama. Faz parte do pacote uma mangueira de ar para limpeza interna.
A comodidade est? presente tamb?m no ar-condicionado com controle eletr?nico de temperatura, de s?rie.

Desenvolvido para valorizar o economia de consumo, sua aerodin?mica foi privilegiada. Exemplo disso s?o os retrovisores bipartidos e montados numa ?nica pe?a para que na estrada o vento n?o interfira no consumo de diesel por conta de arrasto. O duto de ar est? embutido na cabine tamb?m para priorizar essa quest?o de arraste aerodin?mico. A grade frontal ? ampla e possui travamento interno. Como todos os caminh?es da categoria, o TGX possui um degrau nessa ?rea para que o motorista possa fazer a limpeza do para-brisa. No entanto, ainda h? um limpador telesc?pico com bucha e rodinho para limpar o para-brisa, dispensando a necessidade de ter de subir no degrau. Outro item que chama a aten??o do MAN ? o basculamento da cabine que, gra?as ao sistema eletro-hidr?ulico, leva apenas 55,8 segundos.

O protetor de degraus, um item para maior seguran?a, j? que dificulta o acesso ? cabine com as portas fechadas, ? de s?rie.

Segundo a engenharia da MAN esse protetor foi projetado tamb?m para promover uma a??o aerodin?mica.
No que se refere ? seguran?a, o TGX conta com imobilizador eletr?nico de partida, atrav?s do chip codificado na chave e a cada momento que ? dada a partida no caminh?o, o c?digo ? trocado, aumentando a prote??o contra roubo por liga??o direta.

Ainda no que tange a seguran?a, h?, junto com o extintor, mais dois equipamentos localizados abaixo da cama, um colete de seguran?a refletivo e um sinalizador com LED.

De s?rie o caminh?o traz vidros, retrovisores e travas el?tricas, tela de prote??o do radiador, prepara??o para climatizador e r?dio PX.

Depois de conferir todos os itens a bordo do TGX 29.440 6x4, foi a hora de partir para a pr?tica. Na avalia??o o modelo estava atrelado a um bitrem carregado com 50 t de carga e mesmo pesado, na sa?da da concession?ria da MAN, localizada na rodovia dos Imigrantes, o caminh?o respondeu rapidamente ?s solicita??es do acelerador, em baixa rota??o, a 75 km/h ele roda a 1 300 rpm em 16? marcha. Para ver se ainda em mais baixa rota??o a velocidade cai, pedi ao motorista Zoltan Bella Junior, contratado pela MAN para essa avalia??o, que reduzisse a velocidade. A 65 km/h em 15? marcha, a rota??o fica a 1 100 rpm, por?m, o motor permanece capaz de atender ?s suas 50 t de PBT.

Na descida de Serra, pelo sistema Anchieta, a 30 km/h em 9? marcha, utilizamos o freio-motor em seus segundo est?gio, o que aumentou a rota??o a 1 800 rpm. O freio-motor do MTGX ? o EVBec, por descompress?o e que possui 395 cv de pot?ncia m?xima de frenagem. Destaque para a sua facilidade de opera??o, por estar posicionado na alavanca do lado do volante. O EVBec ? controlado eletronicamente por tr?s est?gios.

J? ao n?vel do mar avaliamos o piloto autom?tico do ve?culo que trafega a 80 km/h entre 15? e 16? marchas a 1 300 rpm. Nessa etapa, em uma tentativa de ultrapassar a velocidade do piloto autom?tico, com o p? no acelerador, o freio-motor foi acionado eletronicamente porque entende que ? uma medida de seguran?a.

Em toda a viagem de teste chamou a aten??o o conforto a bordo do ve?culo, elevado pela suspens?o com quatro bols?es pneum?ticos. Na pr?tica, para quem est? dirigindo esse sistema colabora com a boa estabilidade que o TGX possui.
De volta ao planalto paulista pela rodovia Imigrantes, gra?as a estrada livre, Bella Junior conseguiu acelerar um pouco mais, mesmo que isso lhe rendesse trabalhar numa rota??o mais alta, com intuito de mostrar a for?a do motor D2676 carregado numa subida t?o ?ngreme. A 50 km/h em 5? marcha, mesmo que a 2 000 rpm, o motor mostrou for?a at? para ultrapassar outros bitrens que trafegavam pelo trecho.

Todos esses atributos levam a crer que o MAN TGX 29.440 6x4 ? um caminh?o completo, robusto, din?mico e que entrega aquilo que o transportador mais almeja que ? a produtividade. (Teste do MAN TGX 29.440 foi publicado na edi??o 114, dezembro de 2012, da revista Transporte Mundial).
Marcos Villela

FONTE http://transportemundial.terra.com.br/index.asp?codc=2067