Iveco Stralis

13/09/2012 17:52

Chegou ao Brasil a nova geração de caminhões Iveco Stralis, denominada Ecoline, o que significa caminhões com motores mais amigáveis ao meio ambiente e ao consumo – segundo a Iveco os novos caminhões estão 7,5% mais econômicos em relação aos antecessores Euro 3.
A novidade da nova família está nos motores de 9 e 13 litros que utilizam tecnologia SCR para atender a norma Proconve P7, equivalente a Euro 5,, o que possibilitou a Iveco ampliar a gama de produtos Stralis. Agora são cinco modelos, partindo da versão de 330 cv e 360 cv, com motor Cursor de 9 litros, e 400 cv, 440 cv e 480 cv, com motor Cursor de 13 litros, ambos produzidos pela FPT Industrial.
A partir das versões de 13 litros, o caminhão é equipado de série com transmissão ASTronic da ZF de 16 velocidades, já as versões de entrada equipam de série a caixa manual Ecosplit, também Z, também de 16 marchas.
Nos quesitos segurança e conforto, a nova geração a partir dos 400 cv não deixa nada a desejar, pois trazem de série além do câmbio automatizado, freios ABS, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, sendo que na configuração 6x2, há a transferência de carga para eixo de apoio. Para deixar a atividade mais produtiva para o condutor os novos caminhões agregam banco do motorista pneumático com ajuste lombar, novo painel de instrumentos, mais clean e de melhor grafia, ar-condicionado e dezenas de porta-objetos. Nos modelos a partir de 440 cv, que são utilizados em viagens que costumam ser de maiores distâncias, o Stralis ainda traz vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável e suspensão da cabine pneumática.
Outra novidade para quem for adquirir um caminhão Stralis é que a Iveco estendeu a garantia para 4 anos.
Veja reportagem completa na edição de nº 111 da Revista Transporte Mundial, que em setembro estará nas bancas.
Redação / Andrea Ramos
fonte www.transportemundial.terra.com.br