Nova linha Scania ter? 24 variantes de cabine

28/11/2016 15:25

A Scania apresentou ontem na Fran?a sua nova linha de caminh?es. Foram apresentadas apenas dois modelos inicialmente, sendo a linha R, que atualmente ? a mais completa e confort?vel da Scania, e tamb?m a nova linha S, com piso plano e um n?vel de conforto mais amplo frente ao modelo R. Ainda ser?o apresentadas as vers?es P e G, e, somando todos os modelos, ser?o 24 variantes de cabine, em vers?es teto alto, m?dio e baixo, e cabine curta, estendida e leito.
O novo visual das cabines foi totalmente desenvolvido dentro da Scania, e mesmo sendo totalmente nova, remete ao visual tradicional da marca. A Porsche Engineering participou do projeto. As duas marcas pertencem a Volkswagen AG.Foram usados quatro requisitos b?sicos para o desenvolvimento das novas cabines: conforto para o motorista, economia de combust?vel, otimiza??o do espa?o interno, e seguran?a e confiabilidade. A estrutura da cabine ? refor?ada em a?o de alta resist?ncia, utilizando sistemas de solda de ?ltima gera??o, que transformam a cabine em uma c?lula de sobreviv?ncia em caso de acidentes.
"O desenvolvimento de novas cabines para caminh?es com m?xima qualidade ? um processo extremamente complexo?, afirma G?ran Hammarberg, respons?vel pelo desenvolvimento de cabines da Scania. ?Visibilidade, conforto, legisla??o, ergonomia, facilidade de reparos, peso reduzido e altos n?veis de seguran?a s?o apenas alguns dos aspectos levados em considera??o. Estamos absolutamente encantados com o que conseguimos fazer e convencidos que esses caminh?es ser?o um marco na ind?stria de transporte?.
Todas as linhas das novas cabines tem forma e fun??o espec?ficas. No exterior, mantendo a imagem da Scania, a aerodin?mica foi aprimorada e ajuda a reduzir o consumo de combust?vel. Todas as ?reas da lataria foram criadas visando a redu??o m?xima do atrito com o ar. As novas cabines ficaram 5 cent?metros mais compridas e 10 cm mais altas, o que se reflete em mais conforto internamente. A nova linha de cabine S, com piso plano, tamb?m tem o teto 16 cm mais alto que a vers?o R. Al?m do tamanho, a nova linha S ter? mais itens de conforto, priorizando o bem-estar de quem vive no caminh?o.
Outro ponto que teve melhorias consider?veis foi a visibilidade. O banco do motorista foi deslocado 6,5cm para frente e 2cm para a esquerda, para priorizar o campo de vis?o do motorista. Essa mudan?a tamb?m impacta em uma cama maior e mais confort?vel. O painel ? ligeiramente mais baixo e os vidros maiores. Mesmo sendo mais refor?ada que o modelo anterior, a nova cabine tem as colunas mais estreitas, reduzindo os pontos cegos. Os retrovisores ganharam um novo desenho, mais funcional e mais aerodin?micos, e tem ajustes el?tricos e sistema de aquecimento anti-emba?amento. Essas modifica??es fazem com que o campo de vis?o do espelho seja maior e influenciem menos como pontos-cegos. As cabines top de linha da Scania tamb?m ser?o equipadas com airbag lateral no formato de cortinas, que s?o acionados em caso de tombamento.

Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com