Nova linha Scania terá 24 variantes de cabine

28/11/2016 13:25

A Scania apresentou ontem na França sua nova linha de caminhões. Foram apresentadas apenas dois modelos inicialmente, sendo a linha R, que atualmente é a mais completa e confortável da Scania, e também a nova linha S, com piso plano e um nível de conforto mais amplo frente ao modelo R. Ainda serão apresentadas as versões P e G, e, somando todos os modelos, serão 24 variantes de cabine, em versões teto alto, médio e baixo, e cabine curta, estendida e leito.
O novo visual das cabines foi totalmente desenvolvido dentro da Scania, e mesmo sendo totalmente nova, remete ao visual tradicional da marca. A Porsche Engineering participou do projeto. As duas marcas pertencem a Volkswagen AG.Foram usados quatro requisitos básicos para o desenvolvimento das novas cabines: conforto para o motorista, economia de combustível, otimização do espaço interno, e segurança e confiabilidade. A estrutura da cabine é reforçada em aço de alta resistência, utilizando sistemas de solda de última geração, que transformam a cabine em uma célula de sobrevivência em caso de acidentes.
"O desenvolvimento de novas cabines para caminhões com máxima qualidade é um processo extremamente complexo”, afirma Göran Hammarberg, responsável pelo desenvolvimento de cabines da Scania. “Visibilidade, conforto, legislação, ergonomia, facilidade de reparos, peso reduzido e altos níveis de segurança são apenas alguns dos aspectos levados em consideração. Estamos absolutamente encantados com o que conseguimos fazer e convencidos que esses caminhões serão um marco na indústria de transporte”.
Todas as linhas das novas cabines tem forma e função específicas. No exterior, mantendo a imagem da Scania, a aerodinâmica foi aprimorada e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Todas as áreas da lataria foram criadas visando a redução máxima do atrito com o ar. As novas cabines ficaram 5 centímetros mais compridas e 10 cm mais altas, o que se reflete em mais conforto internamente. A nova linha de cabine S, com piso plano, também tem o teto 16 cm mais alto que a versão R. Além do tamanho, a nova linha S terá mais itens de conforto, priorizando o bem-estar de quem vive no caminhão.
Outro ponto que teve melhorias consideráveis foi a visibilidade. O banco do motorista foi deslocado 6,5cm para frente e 2cm para a esquerda, para priorizar o campo de visão do motorista. Essa mudança também impacta em uma cama maior e mais confortável. O painel é ligeiramente mais baixo e os vidros maiores. Mesmo sendo mais reforçada que o modelo anterior, a nova cabine tem as colunas mais estreitas, reduzindo os pontos cegos. Os retrovisores ganharam um novo desenho, mais funcional e mais aerodinâmicos, e tem ajustes elétricos e sistema de aquecimento anti-embaçamento. Essas modificações fazem com que o campo de visão do espelho seja maior e influenciem menos como pontos-cegos. As cabines top de linha da Scania também serão equipadas com airbag lateral no formato de cortinas, que são acionados em caso de tombamento.

Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com