Caminhoneiro: Saiba como usar o freio estacion?rio em caso de emerg?ncia
28/11/2016 12:00
O freio costuma receber a aten??o do motorista e todo o cuidado ? v?lido quando se trata de seguran?a. Por?m, um detalhe pode passar desapercebido do caminhoneiro: o dispositivo de seguran?a do sistema de freio pneum?tico. L?der de mercado em ABS, controle eletr?nico de estabilidade (ESC), sistemas de freio convencionais, controles de transmiss?o autom?tica e outras tecnologias de seguran?a e efici?ncia para ve?culos comerciais, a WABCO Am?rica do Sul busca sempre compartilhar conhecimentos.
Antes de viajar, o motorista deve observar as condi??es do sistema pneum?tico e a viagem s? pode ser iniciada quando a press?o nos reservat?rios de ar apresentar o valor correto (normalmente oito ou dez bar). Se, durante a viagem, as l?mpadas ou sinais sonoros de alerta localizados no painel de instrumentos acenderem, significa que o ve?culo provavelmente est? com alguma falha no sistema pneum?tico e que ? preciso aten??o especial. ?s vezes, ? o caso de direcionar o ve?culo para uma oficina com profissional qualificado para as devidas repara??es.
O sinal de alerta, para determinadas situa??es, indica que ? hora de utilizar o dispositivo de seguran?a dispon?vel por meio da v?lvula do freio de estacionamento ou de m?o, tamb?m conhecida como maneco. Ter consci?ncia sobre o uso correto deste dispositivo de seguran?a ? fundamental para o momento de necessidade. A v?lvula do freio de m?o, geralmente instalada ? direita no painel ou no console (pr?ximo ao banco do motorista), ? disponibilizada por meio dos sistemas de freio pneum?tico e ? mais uma maneira segura de acionar os freios do ve?culo. Caso haja algum problema, como falta de ar envolvendo a v?lvula do pedal, o freio do eixo traseiro (traseiro ou dianteiro ou dianteiro e traseiro, em alguns modelos de ve?culos) pode ser acionado via alavanca da v?lvula do freio de m?o, segurando-a com a m?o e deslocando-a por toda a fenda.
O uso ? expressamente necess?rio sempre que ocorrer a situa??o de emerg?ncia de baixa press?o pneum?tica nos sistemas de freio. Com o procedimento (movimento gradativo da alavanca), os cilindros do freio (cu?cas) do eixo traseiro, por meio da a??o de uma mola forte, encostam as lonas contra a parede do tambor do freio de maneira a reduzir a velocidade do ve?culo at? sua parada por completo. Tudo isso ? realizado sem ar, de maneira simples, r?pida e, principalmente, com total seguran?a.
Dicas importantes:
1. O dispositivo de seguran?a deve ser usado quando houver situa??o de emerg?ncia (sem ar na v?lvula do pedal, por exemplo).
2. Sempre observe se a press?o do sistema pneum?tico, indicada pelos man?metros no painel de instrumentos, alcan?a o valor m?ximo (consulte manual do fabricante do ve?culo).
3. Se ao ligar o motor e acelerar, o valor da press?o pneum?tica n?o aumentar (ou mesmo, demorar para aumentar), verifique se h? alguma falha no sistema ou fuga de ar devido a vazamento em algum componente.
4. Nunca viaje com ve?culo que apresente problemas no sistema pneum?tico (baixa press?o, muita demora para recarregar, vazamentos, etc.).
5. Certifique-se de que o ve?culo est? com a manuten??o em dia, conforme recomenda??o do fabricante.
6. Qualquer problema ou d?vida, consulte o manual do fabricante do ve?culo ou solicite aux?lio ao profissional qualificado.
Lembre-se da import?ncia da manuten??o preventiva. Al?m dos itens que apresentam desgastes devido ao uso, h? itens dos sistemas de freio que requerem verifica??o semanal e os que precisam passar por manuten??o trimestral. O especialista poder? verificar todos os itens de seguran?a, inclusive na suspens?o, al?m de realizar manuten??o em todos os componentes dos sistemas pneum?ticos. Fa?a sempre a manuten??o preventiva e use produtos originais WABCO.
Quando o caminhoneiro pensa em seguran?a, sabe que pode contar com as avan?adas tecnologias dos sistemas de freio WABCO. As solu??es da WABCO est?o presentes mundialmente em caminh?es, ?nibus e semirreboques, inclusive para composi??es especiais como rodotrens, bitrens e demais configura??es brasileiras.
Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com