FORD CARGO COM FREIO ABS

11/04/2013 20:54

A partir de janeiro de 2014 todos os ve?culos produzidos ou importados para o Brasil somente poder?o ser comercializados se estiverem com a tecnologia antitravamento dos freios conhecida pela sigla ABS. At? l?, a Ford resolveu disponibilizar como um equipamento opcional para a linha de caminh?es Cargo composta de modelos leves, m?dios e pesados e com tra??o 4x2, 6x2 e 6x4.

Segundo Silvia Lombriller, supervisora de Freios da Ford e coordenadora do Comit? de Freios da ABNT, nos mercados mais avan?ados o ABS ? item obrigat?rio nos caminh?es h? 20 anos. ?No Brasil ainda existem alguns mitos em torno do sistema, por falta de conhecimento. H? uma falsa ideia de que o ABS tenha uma eletr?nica complexa e exija manuten??o frequente ou possa comprometer a efici?ncia do freio caso haja alguma falha?, explica.

O ABS, segundo a t?cnica da montadora, tem um funcionamento relativamente simples, n?o requer manuten??o preventiva e ? muito seguro. ?Um benef?cio interessante para os frotistas ? a economia de pneus, porque o sistema reduz o desgaste irregular por travamentos", diz. Para ela, o investimento feito no equipamento ? plenamente justificado, principalmente tratando-se de ve?culos pesados, em que os acidentes envolvem um potencial grande de danos.

Tecnologia

O sistema ABS ? formado basicamente por uma central eletr?nica, sensores de roda e v?lvulas moduladoras. Os sensores fazem a leitura individual da velocidade de cada roda e, usando como par?metro uma roda dentada, informam ? central eletr?nica se uma das rodas travar. O equipamento aciona ent?o as v?lvulas moduladoras que controlam a press?o das c?maras de freio para evitar o travamento de forma pulsante.

O ABS n?o requer manuten??o preventiva e, caso haja qualquer falha, uma luz se acende no painel alertando o motorista para que seja feita a corre??o. Isso n?o traz nenhuma interfer?ncia no funcionamento do sistema convencional de freios de servi?o.
Marcos Villela / Ligia Cruz

fonte site transportemundial.com.br