Caminh?o usado: Ford Cargo 815

11/01/2013 16:11

Saiu de linha para dar lugar ao Cargo 816, mas n?o das ruas. Vira e mexe, algum Ford 815 cruza o caminho, transportando cargas mais leves ou guinchando algum carro que precisou de uma ajudinha. Essa vers?o do Cargo est? presente em muitas revendas independentes e concession?rias justamente por causa de sua boa aceita??o e de seu valor mais acess?vel, na faixa de R$ 70 000. A confiabilidade do trem de for?a, com motor Cummins e transmiss?o Eaton, s?o fatores que garantem uma vida mais longa ao Cargo.
?O com?rcio do Ford 815 ? muito bom. Apesar de a manuten??o ser um pouco complicada, quando falamos de motor, que ? caro?, comenta Luciano Oliveira, do setor de compras da Ravel Caminh?es, de Curitiba, PR. ?Mas por ser simples a sua opera??o e ser um ve?culo f?cil de manobrar ? gra?as ? cabine pequena, frontal, f?cil de estacionar, o Cargo 815 est? na lista dos procurados?, opina.
E procurado para as mais diversas opera??es, j? que pode ser uma op??o para trafegar nas regi?es urbanas, cujas restri??es impostas impendem caminh?es de grande porte circular.
Na Ravel Caminh?es, este ? um modelo de f?cil venda. ?Dessa categoria de caminh?es leves, o Ford 815 ? o mais f?cil de sair do p?tio em rela??o aos das outras marcas. Apesar de algumas pessoas se assustarem com alguns valores de pe?as, ? um ?timo caminh?o. O pr?prio valor influencia na sa?da ou n?o do p?tio. O maior problema, atualmente, fica por conta dos bancos. O financiamento n?o est? l? grandes coisas, h? uma grande burocracia, que exige uma s?rie de documentos e ficha completamente limpa para o sinal verde ser dado?, explica Ademir Pereira Filho, vendedor.
Em outras revendas, modelos mais
recentes, como um 2010, ofertado pela EDMAQ, em Santa Catarina, atingem um patamar de
R$ 115 000. Poucos passam desse valor.
A quest?o ? esperar o momento certo e ter todas as documenta??es em dia para conseguir um bom financiamento.
Vendido at? o dia 31 de mar?o, prazo limite para as montadoras desovarem seus caminh?es Euro 3 para as concession?rias, o Ford 815 fez sucesso enquanto esteve em produ??o.
Foram vendidas, em 2010, 4 400 unidades do Cargo e em 2011, 5 300. A manuten??o, fator importante para quem planeja comprar o ve?culo, n?o ? t?o ruim assim. Como acabou de sair para dar espa?o a uma vers?o mais moderna, as pe?as podem ser facilmente encontradas.
?O custo-benef?cio do Ford 815 ? ?timo, o pre?o das pe?as fica entre 30% e 40% mais em conta?, explica M?rcio Silva, vendedor da revendedora de pe?as Ford Truck.
A facilidade de encontrar os componentes deste caminh?o influencia na escolha do consumidor. ?Os caminh?es das demais marcas, em minha opini?o, s?o mais f?ceis de comprar, mas o problema entra na reposi??o de pe?as?. Silva explica, ainda, que os componentes s?o facilmente encontrados em revendas independentes.
O Ford Cargo 815 ? equipado com motor Cummins Interact 4 com pot?ncia de 150 cv a 2 500 rpm e torque de 56 mkgf a 1 500 rpm. Com 4 cilindros em linha, o sistema de inje??o eletr?nico ? common rail. Sua transmiss?o Eaton modelo FSO-4405-C ? mec?nica de 5 marchas mais a r?.
O PBT (Peso Bruto Total) do leve ? de 8 250 kg, e seu CMT (Capacidade M?xima de Tra??o) ? de 11 000 kg.
Marcos Villela
fonte
http://transportemundial.terra.com.br/index.asp?codc=2024