Saiba como cuidar dos freios de sua carreta

11/01/2013 16:09

H? muito tempo que se pede que as fabricantes de ve?culos invistam em campanhas para a educa??o dos motoristas e boas iniciativas j? vem sendo realizadas pelas grandes marcas, como as da Scania e Volvo. A mais recente saiu da ?rea de treinamento da Mercedes-Benz.

Trata-se de uma campanha para conscientizar o motorista da import?ncia da harmoniza??o dos freios do cavalo-mec?nico com os dos diversos tipos de semirreboques, como bitrem, rodotrem, treminh?o, romeu-e-julieta e outros semirreboques. Entre os materiais elaborados pela ?rea de treinamento da empresa, inclui-se uma cartilha sobre o assunto especialmente concebido para motoristas e que ser? distribu?do pela rede de concession?rias.

"Muitos motoristas realizam a manuten??es preventivas e corretivas somente em seus caminh?es, n?o se preocupando com a verifica??o e manuten??o peri?dica do funcionamento do sistema de freios dos implementos que rebocam, deixando para o cavalo-mec?nico a responsabilidade de parar tamb?m o semirreboque, afirma Eust?quio Sirolli, gerente s?nior de treinamento de vendas e p?s-vends da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, na frenagem desses ve?culos, a situa??o ideal ? aquela na qual o cavalo-mec?nico n?o precisa segurar o implemento. "Em nossas pesquisas de campo, nos deparamos com ve?culos nos quais a composi??o ? freada mais pelo cavalo-mec?nico do que pelo implemento", diz Eust?quio. "Pensando ent?o em alertar os motoristas para essa siuta??o, elaboramos o livreto, que contribui para maior seguran?a do caminh?o e da carga, assim como a seguran?a pessoal do condutor e de outras pessoas que circulam pelas vias e estradas".
Marcos Villela
fonte
http://transportemundial.terra.com.br/index.asp?codc=2033